terça-feira, 28 de outubro de 2014

Onde um profissional formado em Jornalismo pode trabalhar?

As atividades mais tradicionais do jornalista estão relacionadas à imprensa escrita e televisiva, aos jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Nesses meios ele pode se dedicar à pesquisa e à redação de notícias e matérias sobre assuntos específicos, à edição (escolha de pautas, seleção e acompanhamento de temas, escolha de imagens e de encadeamento do fluxo e notícias e gerenciamento da publicação), à reportagem fotográfica, a programas de entrevistas.


O mercado de trabalho para jornalistas não atravessa período de expansão em função da saturação de profissionais, ou seja, há muitos profissionais formados, o que dificulta o ingresso no mercado. Há também a concorrência de profissionais de outras formações, já que não há lei que determine exclusividade para graduados em jornalismo para o exercício funções na área.
Novas oportunidades estão situadas nas mídias digitais: portais, blogs, revistas eletrônicas. As assessorias de comunicação e o jornalismo institucional – dentro de empresas – também apontam alguma ampliação de vagas.
O curso é dirigido para a instrumentalização do profissional quanto à pesquisa e comunicação de fatos, em seus aspectos técnicos e de conteúdo humanístico nas diferentes mídias – escrita, falada, televisa, internet. Para tal o profissional precisa desenvolver sua capacidade de comunicação e de redação. Boa parte de seu trabalho é dirigido justamente à boa organização de textos, mesmo que sua veiculação ocorra verbalmente, como é o caso de repórteres e apresentadores televisivos.
FONTE: Guia do Estudante - Acessado em 28/10 ás 20:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário