Como todas as carreiras essa também tem seus pontos favoráveis e desfavoráveis, um dos seus pontos favoráveis é: a internet, pois a cada dia o acesso a informações fica mais acessível a todo o tipo de público o que acaba criando ótimas oportunidades para o lançamento das versões virtuais dos grandes jornais que antes eram impressos. Por conta deste fácil acesso a informação,a procura por bons profissionais está em ascensão,principalmente nas pequenas e médias emissoras de TV regionais.
Seus pontos desfavoráveis são poucos, é a grande competitividade pelos empregos tradicionais (telejornalismo e jornal impresso ) que existe, portanto uma adaptação as novas mídias tais como a internet é imprescindível, e como todos nós sabemos,quem não tem capacidade de adaptação acaba ficando para traz.
Para exercer o Jornalismo é preciso ter cursado algum curso de Jornalismo ou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Os profissionais como cinegrafistas, diagramadores e operadores de áudio que auxiliam na imprensa também podem tirar o registro de Jornalista.
O curso dura em média 4 anos, as disciplinas básicas são língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, filosofia, história da arte e sociologia. Matérias específicas também compõem o currículo, como jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, novas tecnologias de comunicação e design gráfico. O salário inicial é de R$ 2.076,00 (5 horas diárias em jornais ou revistas da capital); R$ 2.337,83 (assessoria de imprensa na capital).
Fonte: Portal XP - Acessado em: 12/09 ás 16:42
no seu ponto de vista, o trabalho de jornalista se torna mais difícil na televisão ou em revistas e jornais (atuando ``por trás das câmeras´´)?
ResponderExcluir